Laudo de Inspeção Predial, o que é? Quais são os benefícios técnicos e a justificativa do investimento?

O Laudo de Inspeção Predial objetiva, o diagnóstico ou Check-Up Predial minucioso, com relação às falhas envolvendo manutenções preventivas e periódicas, em Edificações Verticais ou Horizontais.

Identificação das infiltrações em subsolos, destacamento de revestimentos cerâmicos nas piscinas, fissurações e queda do revestimento numa fachada, não conformidades estruturais, bem como o mau funcionamento em bombas hidráulicas, incêndio, etc., além do desempenho insatisfatório das impermeabilizações, sem dúvidas são diagnosticados para o Síndico (a) e o Zelador, em um Laudo de Inspeção Predial.

Através do Laudo de Inspeção Predial, o Engenheiro Inspetor determina, não só os graus de criticidades das falhas e anomalias no Edifício, mas também os níveis de rigor que determinarão se o Laudo deverá ser feito, apenas e tão somente pelo (a) Engenheiro Civil, ou se este último terá o acompanhamento dos trabalhos Inspetores por Engenheiros Eletricista e Mecânico, caso existam problemas graves nas instalações prediais, elevadores e no (SPDA).

O Laudo de Inspeção Predial é lastreado pelas Normas Técnicas Vigentes da (ABNT) NBR-5.674/2.012 (Manutenção de Edificações – Requisitos Para o Sistema Geral de Edificações) e a Norma de Inspeção Predial do (IBAPE-SP) do Ano de 2.011.

Com o intuito da erradicação das falhas e anomalias construtivas em um Condomínio, seja ele Residencial ou Comercial, Síndicos (as) e Zelador (es) têm no Laudo de Inspeção Predial, um verdadeiro “Raio-X” do Estado de Conservação da Edificação Predial, objetivando-se a destinação certeira dos recursos Condominiais para as manutenções preventivas e periódicas, cuja a finalidade é a Valorização Patrimonial e a Segurança dos Condôminos.

O Laudo de Inspeção Predial é uma excelente ferramenta para auditoria técnica das Áreas Comuns Prediais, onde dela, o Síndico (a) nunca pode abrir mão.

Artigo técnico escrito pelo Engenheiro Civil e Técnico em Eletrônica com Especialização em Perícias de Engenharia formado na 13ª Turma da (FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado), Roberto Alencar no dia 25/05/2020.


Foto nº 01 – Vista das inúmeras infiltrações em uma Garagem Predial, cujas falhas de manutenção são classificadas, devido ao seu nível de rigor e grau de criticidade, consoante a Norma de Inspeção Predial do (IBAPE-SP) do Ano de 2.011.

Foto nº 02 – Vista da degeneração superficial do piso em uma Garagem Predial, cujas falhas de manutenção são classificadas, devido ao seu nível de rigor e grau de criticidade, consoante a Norma de Inspeção Predial do (IBAPE-SP) do Ano de 2.011.

Deixe uma resposta

Open chat
Podemos lhe ajudar?