Laudo de Renovatória de Locação, o que é? Quais são suas aplicações práticas e quando o Cliente deve contratar?
O Laudo de Renovatória de Locação fornece tanto para o Locador, quanto para o Locatário, o minucioso valor de aluguel no mês em que a avaliação efetivamente é feita, cujo numerário de locação obtido, é retroagido através dos indexadores de (IGP-M/FGV) para o mês da Data Base da assinatura do Contrato Locatício de uma determinada Edificação.
Utiliza-se frequentemente o Laudo de Renovatória de Locação, mais precisamente para a obtenção dos justos valores locatícios em Lojas de Shopping Centers e de Rua, Escritórios e Salões Comerciais, Galpões, Indústrias, Garagens de Ônibus, Terrenos Nus e também para os Imóveis Residenciais.
O Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, inequivocamente deve ser preferencialmente adotado para a elaboração do Laudo de Renovatória de Locação, conforme preconizam as Normas Técnicas Vigentes da (ABNT) NBR-14653-1/2001 (Avaliação de Bens – Parte 01 – Procedimento Gerais) e NBR-14653-2/2011 (Avaliação de Bens Parte – 02 – Imóveis Urbanos).
Grandes empresas do ramo industrial, prestadores de serviço, advocacia, lazer e comércio em geral, não prescindem do minucioso e fidedigno estudo que norteia o correto valor locatício para determinado tipo de edificação baseado no Laudo de Renovatória de Locação, tendo-se como referência a data base de assinatura do contrato.
O Laudo de Renovatória de Locação é um excelente meio de produção antecipada de provas, inclusive no âmbito judicial, caso não haja uma composição amigável entre Locador e Locatário em torno dos valores locatícios discutidos para determinada edificação, independentemente se esta última tem finalidade comercial, industrial ou residencial.
Artigo técnico escrito pelo Engenheiro Civil e Técnico em Eletrônica com Especialização em Perícias de Engenharia formado na 13ª Turma da (FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado), Roberto Alencar no dia 06/07/2020.
Foto nº 01 – Vista da fachada de imóvel comercial predial com quatro pavimentos, sendo térreo, mezanino, 1º e 2º pavimentos, onde foi feita avaliação de renovatória de locação.
Foto nº 02 – Vista do arrojo arquitetônico do pé-direito em prédio comercial, cujo padrão construtivo, estado de conservação, ramo de atividade e principalmente a localização, inequivocamente são fatores e variáveis dependentes importantíssimas nos cálculos para a determinação do valor de renovatória de locação.