Vistoria Diagnóstica, o que é? Quais são suas aplicações práticas e quando o Cliente deve contratar?
A Vistoria Diagnóstica objetiva o Raio – X detalhado das patologias construtivas independente do vulto e da finalidade do imóvel.
Através da Vistoria Diagnóstica, o Engenheiro Vistor constata inconformidades, tais como infiltrações, destacamentos de revestimentos cerâmicos, oxidação e despassivação das armaduras em peças de concreto armado, anomalias que maculam o funcionamento das instalações prediais, entupimento de calhas, doenças na pintura, fissuras e trincas.
Uma vez realizada, a Vistoria Diagnóstica é um excelente documento técnico que orienta tanto os Síndicos, quanto os Proprietários para o planejamento e o norteamento dos custos referente às obras reparatórias que serão necessárias para a retomada da habitabilidade no imóvel.
Com a Vistoria, o plano de manutenção periódica fica facilitado, quanto aos reparos e recuperações das patologias construtivas mais urgentes, onde se estabelecem as prioridades recuperatórias, segundo orienta a Tabela A1 da Norma Técnica Vigente da (ABNT) NBR-5674/2012 (Manutenção em Edificações – Procedimentos).
A Norma Técnica Vigente da ABNT NBR 16747/2020 (INSPEÇÃO PREDIAL: Diretrizes, Conceitos, Terminologias e Procedimentos), sem sombra de dúvidas propicia lastro técnico para a laboração da Vistoria Diagnóstica do imóvel a ser inspecionado.
Artigo técnico escrito pelo Engenheiro Civil e Técnico em Eletrônica com Especialização em Perícias de Engenharia formado na 13ª Turma da (FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado), Roberto Alencar no dia 15/10/2020.
Foto nº 01 – Vista da infiltração e os descascamentos da pintura nas paredes do galpão, devido a não impermeabilização dos alicerces.
Foto nº 02 – Vista dos pilares absolutamente tortos e fora de esquadro, cujas peças foram demolidas para o refazimento.