As Perícias em Topografia incluem o georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos para usucapião judicial e extrajudicial. Além disso, abrangem a retificação de áreas em registros imobiliários, levantamentos planialtimétricos e a locação de gabaritos, estacas, pilares e eixos em obras civis.
1). Como o Cliente contrata um serviço de perícia em topografia?
Antes de contratar o serviço de levantamento topográfico, o Cliente especifica os seguintes detalhes:
a) Se o laudo objetiva o georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos para usucapião judicial ou extrajudicial;
b) Se o objetivo do laudo é o georreferenciamento para retificação de áreas em registros imobiliários;
c) Se o laudo visa levantamentos planialtimétrico e planimétrico para analisar esbulhos, reintegração de posse, turbações, sobreposições de áreas ou invasões de lotes;
d) Se o processo judicial exige a demarcação de propriedades públicas e privadas, retificações de registros imobiliários ou a delimitação de limites entre propriedades, além de ações possessórias, petitórias e de usucapião.
Os levantamentos topográficos realizados em campo utilizam dados precisos captados por equipamentos eletrônicos, como GPS, Estação Total e Drones. Além disso, a metodologia abrange agrimensura, geomensura e topografia, garantindo rigor na elaboração de laudos e pareceres.
As perícias de engenharia relacionadas a levantamentos e medições produzem laudos periciais de terrenos e imóveis. Esses documentos eliminam dúvidas do juízo e dos litigantes. Por fim, a sentença judicial apoia-se em um trabalho com rigor metodológico e alta precisão.
2). Quem tem conhecimento técnico e legal para a realização de Avaliação Topográfica?
Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Civis e Técnicos em Agrimensura emitem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no CREA. Além disso, esses profissionais assumem total responsabilidade técnica pelos laudos elaborados.
3). Como ocorre o processo para a contratação de perícia em topografia?
Recomenda-se que o Cliente sempre especifique os seguintes detalhes:
a) Se o imóvel ou a área a ser levantada está localizada em zona ambiental, industrial, rural ou urbana;
b) Se há estudos topográficos anteriores e documentos cartorários, como matrículas, escrituras, transcrições ou levantamentos planialtimétricos e planimétricos;
c) Se as áreas dos lotes, imóveis ou glebas estão devidamente cercadas e fisicamente demarcadas. Além disso, é essencial fornecer informações adicionais que possam impactar o levantamento.
4). O que deve ser contratado para o Laudo Topográfico?
Os profissionais consideram fundamentais as normas legais e obedecem rigorosamente às Normas Técnicas Vigentes da ABNT. Além disso, essas regulamentações orientam a atuação na área de topografia. Dessa forma, a observância de critérios específicos garante segurança, credibilidade e o rigor técnico indispensável aos estudos topográficos.
Eles utilizam tecnologias de ponta e métodos sofisticados, o que assegura serviços de excelência para o Cliente Final. Entre os instrumentos aplicados estão Estações Totais, GPS e Drones. Esses equipamentos, quando usados adequadamente por profissionais qualificados, oferecem resultados extremamente precisos.
Portanto, a contratação de Peritos e Engenheiros altamente capacitados assegura qualidade excepcional. Ademais, esse processo confere rigor técnico, diligência e um aproveitamento eficiente do tempo para o Cliente Final, sem margem para dúvidas sobre a eficácia dos levantamentos topográficos.
Fale Conosco
Endereço:
Avenida Paulista nº 726 - Conjunto nº 1.202Bela Vista - CEP 01310-100 - São Paulo - SP